O trabalho final do Curso do Mestrado em Artes Visuais se constitui em uma dissertação.
O trabalho final do Curso de Doutorado em Artes Visuais se constitui em uma tese
Somente será submetido a julgamento o trabalho final do/a aluno/a que tiver obtido todos os créditos exigidos em disciplinas obrigatórias e optativas, e sido aprovado em todas as atividades (as quais incluem Tirocínio Docente Orientado, Exame de Qualificação) e comprovação de Teste de Proficiência de um idioma para Mestrado e dois idiomas para Doutorado.
O julgamento do trabalho final será solicitado pelo/a Orientador/a à Coordenação do PPGAV por e-mail, acompanhado pelos anexos abaixo relacionados e encaminhados à Secretaria do PPGAV com pelo menos 40 (quarenta) dias de antecedência à data de defesa. A Secretaria do PPGAV encaminhará o texto da dissertação ou tese e a documentação abaixo relacionada aos membros da Banca Examinadora, juntamente com cartas convites a cada membro, modelo de parecer individual, modelo de Ata (ao/à Orientador/a) e link da sala virtual, caso a defesa seja remota. Os membros da Banca Examinadora deverão receber a dissertação ou tese com pelo menos 30 dias de antecedência à data da defesa. Os anexos são os seguintes:
1) Requerimento de Defesa de Dissertação ou Tese do Orientador/a, informando que o/a estudante está em condições de ser julgado/a, o qual será homologado em reunião do Colegiado. O Requerimento deve informar:
a) Nome do/a estudante.
b) Se é mestrando/a ou doutorando/a.
c) Linha de pesquisa.
d) Título da dissertação ou tese.
e) Dia, horário e local da defesa (sala onde ocorrerá a defesa presencial ou se será remota).
f) Membros da Banca Examinadora com suas respectivas instituições, seus e-mails e identificação de quem é membro externo ao Programa.
g) Para Mestrado a Comissão de Avaliação (Banca) é constituída por dois membros e o/a Orientador/a. Para Doutorado são quatro membros e o/a Orientador/a.
2) Texto da dissertação ou tese em PDF.
3) Relatório de Atividades (Memorial Acadêmico) do/a estudante, em PDF.
4) Currículo Lattes atualizado do/a estudante, em PDF;
A sessão de arguição e defesa terá caráter público e será divulgada pelo PPGAV-UFBA, não devendo exceder a quatro horas de duração. O card de divulgação da defesa deverá ser criado e arte finalizado em arquivo eletrônico de extensão jpeg, fornecido pelo/a estudante, aprovado previamente pelo/a Orientador/a e encaminhado ao PPGAV por e-mail com a antecedência mínima de 10 (dez) dias. O card deverá conter as seguintes informações:
a) Cabeçalho com o texto: “O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia convida para a defesa pública da dissertação/tese [título], de [estudante].
b) Imagem de livre escolha relacionada ao tema da pesquisa.
c) Nome do/a Professor/a Orientador/a.
d) Membros da Banca Examinadora com suas respectivas instituições.
e) Dia, horário e local da defesa (sala onde ocorrerá a defesa presencial ou link de Internet, se for remota).
f) Brasões da UFBA, da Escola de Belas Artes, do selo comemorativo aos 145 anos da Escola de Belas Artes ou o que estiver em vigor, da agência de fomento federal ou estadual (caso o/a estudante tenha sido bolsista).
A sessão de defesa será presidida pelo/a Orientador/a do trabalho em julgamento.
O/A mestrando/doutorando fará uma exposição oral, que resumirá o conteúdo de sua dissertação ou tese, num prazo máximo de 50 (cinquenta) minutos e mínimo de 30 (trinta) minutos.
OBS: Segundo Normas da PPGAV/UFBA, cada membro da banca deve apresentar parecer individual e o parecer conjunto que será registrado na ata.
FORMULÁRIO - REQUERIMENTO DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE
MANUAL DE ESTILO ACADÊMICO: TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, DISSERTAÇÕES E TESESCli