Por meio deste dossiê sobre a História da arte afro-brasileira, a revista Artelogie se sintoniza com esse advento da história da arte. Os autores buscam reconstruir a compreensão dos lugares e também a diversidade do que significa "tornar-se negro", tanto na individualidade do ser humano quanto na coletividade dos grupos sociais. O esboço conceitual afro-brasileiro visa menos celebrar uma nação idealizada do que abarcar outras noções de pertencimento, situadas em nossa experiência diaspórica, singular e inventiva pelo Brasil. Essas obras convocam uma interpretação comum da arte feita por negros no Brasil: envolvem os locais de atribuição intelectual e os circuitos pelos quais artefatos e gestos criativos circulam, são consumidos e recebidos por diferentes públicos. . Ao traçar um diálogo entre conquistas e enfrentamentos históricos, eles estruturam essa dimensão da Negritude na sociedade brasileira contemporânea.
O dossiê tem textos de 3 discentes do PPGAV: Joyce Delfim, Anderson Marinho da Silva, André Vitor Brandão e 2 discentes de outros programas e um texto do Prof. Dr. Elson Rabelo. Ainda há uma entrevista de Emerson Dindo com a artista visual Ana Beatriz Almeida, e 4 resenhas de exposições de arte, feitas por estudiosos especializados em fotografia e arte negra (Aryanny Silva, Caio Silva, Bruno Pinheiro e Marcus Vinícius Oliveira). A imagem da pintura O fim do medo - ele acordou foi gentilmente cedida pelo artista baiano Jamex.