Existente há 24 anos, tendo o projeto do Curso de Mestrado em Artes sido aprovado em 1999, na sessão plenária da Câmara de Ensino e Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA, e implementado em 2000 ― o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes - PPGAV UFBA foi o primeiro Mestrado em Artes Visuais da Região Nordeste e desde sua fundação atraiu tanto pesquisadores da Bahia, quanto de outros estados do Brasil e alunos estrangeiros, tornando-se um centro relevante para a pesquisa em artes visuais na Região Norte e Nordeste do Brasil, o que se ampliou a partir de 2012, com a implantação do Doutorado. O PPGAV UFBA capacitou muitos pesquisadores que vêm atuando em Instituições de Ensino Superior em vários estados brasileiros, bem como em outras instituições dedicadas ao fomento da arte, tais como Museus, Secretarias de Cultura, Fundações Culturais, entre outras.
O PPGAV UFBA tem como MISSÃO formar pesquisadores teórico-práticos qualificados para atuar no campo das artes visuais e do ensino das artes visuais de maneira crítica, assertiva e inclusiva, contribuindo para o desenvolvimento cultural da sociedade contemporânea, atentando aos aspectos regionais, nacionais e internacionais da diversidade do conhecimento e da sensibilidade.
Tem por VISÃO ser um programa de Pós-Graduação de excelência na formação de seus egressos e reconhecido como referência na produção de conhecimento científico relacionado às artes visuais, contribuindo com pesquisas que busquem a compreensão do campo em sua contextualização local, nacional e internacional, a partir da análise crítica das diferentes linguagens, bem como fomentar o desenvolvimento de projetos artísticos inovadores.
Estabelece como VALORES: a) Estímulo às práticas criativas e busca de inovação; Compromisso com a qualidade das pesquisas; Valorização da diversidade regional das pesquisas; Respeito à diversidade e ao pluralismo cultural; Busca de excelência nas atividades fins; Valorização das pessoas, dialogo, transparência e estímulo à cooperação, sendo estes dois últimos consonantes com os valores expressos pela UFBA em seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.
Nesse âmbito de atuação, o PPGAV UFBA almeja favorecer um espaço dialógico e respeitoso de convívio entre discentes, docentes e técnicos administrativos, tendo por principal objetivo qualificar profissionais nas titulações de Mestre e Doutor para atuarem no ensino e na pesquisa avançada em História e Teoria da Arte, Processos de Criação Artística e integração entre Arte e Design, contribuindo para o ensino e para o desenvolvimento econômico e social (os demais objetivos são relacionados na aba “O Programa” / “Objetivos”, neste mesmo sítio de Internet).
O PPGAV-UFBA tem o conceito 04 (quatro), fornecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, como resultado da avaliação quadrienal 2017-2021, e mantém-se como um Programa que segundo a apreciação da Comissão de Avaliação de Programas da CAPES, apresenta “[...] nítidos indícios de que sua sustentabilidade acadêmica está consolidada”.
Desde a implantação do Doutorado, em 2013, o PPGAV UFBA mantém uma única Área de Concentração, que é “Artes Visuais: História, Teoria e Processos” e três Linhas de Pesquisa:
1) História e Teoria da Arte.
2) Processos de Criação Artística.
3) Arte e Design: Processos, Teoria e História.
A Área de Concentração “Artes Visuais: História, Teoria e Processos” compreende estudos sobre temas relacionados à produção artística brasileira e sua interlocução com a arte internacional. Os objetos de pesquisas são investigados a partir dos fenômenos, práticas e teorias artísticas que discutem de maneira sincrônica e diacrônica a produção artística e a história da arte.
A Área de Concentração atua de modo a estabelecer relações entre teorias pertinentes aos estudos teóricos e às poéticas visuais, as técnicas tradicionais e expansão dos meios criativos. A Área de Concentração favorece desenvolver investigações de caráter teórico-prático em cada uma das suas linhas de pesquisa, respeitando, evidentemente, as características que singularizam cada uma delas.
Tendo em perspectiva essa Área de Concentração única, o Programa criou as seguintes Linhas de Pesquisas:
- História e Teoria da Arte - Linha de pesquisa que contempla o desenvolvimento de pesquisas historiográficas sobre a produção artística brasileira e sua relação com a crítica, com as teorias e com o sistema das artes nacional e internacional. Aborda temas oriundos das manifestações artísticas, da iconografia e iconologia, da religiosidade, da diversidade étnica e suas contribuições para o conhecimento da arte.
- Processos de Criação Artística - A linha de pesquisa se caracteriza por estudos acerca de processos de criação artística contemporânea e suas articulações teóricas e práticas com outras áreas de conhecimento. Tem como objetivo refletir sobre a produção artística a partir de poéticas que envolvam não só procedimentos expandidos nas artes visuais, mas também as formas tradicionais de práticas artísticas.
- Arte e Design: Processos, Teoria e História - Linha de pesquisa que se define sobre múltiplos aspectos e interfaces das artes com design, tecnologia e ciências humanas. Compreende estudos que articulem teorias e procedimentos presentes na história do design e da arte, incluindo aspectos sociais, ergonômicos, sistemas tecnológicos e metodologias da representação projetual.
Dado a implantação do Programa de Pós-Graduação em Design - PPGDesign UFBA, a linha de Arte e Design do PPGAV UFBA será progressivamente descontinuada, não mais sendo oferecidas vagas para novos ingressantes, não comprometendo os estudantes de mestrado vinculados à linha de pesquisa Arte e Design do PPGAV UFBA, que poderão optar por realizar uma transferência interna para o PPGDesign UFBA, sem prejuízo de tempo para a conclusão do curso, conforme normativas expressas no Regimento Geral da Pós-graduação da UFBA.
Cursos de Mestrado Doutorado
O curso de Mestrado tem a duração máxima de 2 (dois) anos e cumprimento de 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias para as linhas de pesquisa História e Teoria da Arte e Arte e Design e 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias para a linha de pesquisa Processos de Criação Artística, e 16 (dezesseis) créditos em disciplinas optativas, totalizando 24 (vinte e quatro créditos). Veja a relação das disciplinas obrigatórias e optativas, seus créditos e ementas na aba “O Programa” / “Disciplinas”.
O Curso de Doutorado tem a duração máxima de 4 (quatro) anos e cumprimento de 5 (cinco) atividades obrigatórias, 12 créditos em disciplinas obrigatórias e 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas optativas, totalizando 36 (trinta e seis) créditos.
Editais de Seleção de Aluno/a Regular para Mestrado e Doutorado são publicados anualmente, no primeiro semestre (a partir de março) e Editais de Aluno/a Especial são publicados semestralmente, sempre uns dois meses antes do início do semestre letivo, com ofertas de vagas em disciplinas da Pós-Graduação ofertadas a quem tenha concluído uma graduação.
Breve histórico da criação do PPGAV UFBA
O projeto do Curso de Mestrado em Artes foi aprovado em 1999, na sessão plenária da Câmara de Ensino e Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA, e implementado em 2000. Já o curso de Doutorado foi implantado em 2012.
Como primeiro Mestrado em Artes Visuais da Região Nordeste, desde sua fundação o PPGAV UFBA atraiu tanto pesquisadores da Bahia, quanto de outros estados do Brasil e alunos estrangeiros, tornando-se um centro relevante para a pesquisa em artes na Região Norte e Nordeste do Brasil, tendo formado muitos pesquisadores que vêm atuando em Instituições de Ensino Superior em vários estados brasileiros, bem como em outras instituições dedicadas ao fomento da arte, tais como Museus, Secretarias de Cultura, Fundações Culturais, entre outras.
O PPGAV UFBA constitui-se efetivamente como referência na pesquisa em artes de grande projeção na cidade de Salvador, no estado da Bahia e em âmbito nacional, observando-se que muitos egressos já participaram de Bienais Internacionais (Bienal Internacional de São Paulo e Bienal Internacional de Veneza), ganho editais de abrangência nacional (Projeto Rumos/Itaú Cultural, editais da FUNARTE, participado de residências artísticas nacionais e internacionais), dentre outras atividades que afirmam a proeminência do PPGAV UFBA na formação de artistas e pesquisadores que têm se projetado em eventos de relevância mundial.
A partir de 2004 o Colegiado do PPGAV UFBA designou uma comissão para reestruturar o Curso de Mestrado, resultando na separação em duas áreas de concentração: “História e Teoria da Arte” e “Processos Criativos em Artes Visuais”, sendo que cada área incluía uma única linha: “História e Teoria da Arte” e “Processos Criativos em Artes Visuais”, respectivamente.
Em 2009 foi criada a área de concentração em Design. Diferentemente do que ocorre em outras universidades brasileiras, na UFBA o curso de graduação em Design é oferecido pela Escola de Belas Artes. Em função disso, a demanda pela criação da linha de pesquisa em Arte e Design surgiu na própria unidade à qual o PPGAV UFBA pertence, pois havia uma grande expectativa por parte dos graduados em Design da Escola de Belas Artes da UFBA, bem como por parte dos docentes ligados ao curso de graduação em Design, de que a continuidade da formação e capacitação profissional em estudos e pesquisa em Design pudesse ocorrer no PPGAV UFBA.
Em 2012, o Programa passou por uma reformulação, resultante de uma análise da configuração da área de concentração e linhas de pesquisa do Programa, o que promoveu uma reestruturação baseada na produção e alinhamento das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes. Neste sentido, o PPGAV UFBA passa a ter uma única área de concentração: “Artes Visuais: História, Teoria e Processos”, e três linhas de pesquisa: “História e Teoria da Arte”; “Processos de Criação Artística” e “Arte e Design: História, Teoria e Processos”. As investigações possuem como foco a produção artística desenvolvida nas regiões brasileiras, associadas às análises existentes em outros países. Assim, as pesquisas desenvolvidas no PPGAV UFBA corroboram para o entendimento dos processos de criação artística atual e aqueles produzidos em outros tempos e lugares, favorecendo o entendimento da cultura material e imaterial existente em nossa sociedade. Esta reformulação foi feita tendo em vista a elaboração da proposta do Curso de Doutorado, que entrou em funcionamento em 2012, como consequência da maturidade e avanço do PPGAV UFBA.
A demanda pelo doutorado na área das Artes Visuais era incontestável, representada por cerca de 105 egressos do Mestrado da Escola de Belas Artes ̶ o PPGAV UFBA ̶ e de interessados de outras regiões do país, especialmente do Norte e Nordeste, onde não há cursos de doutorado na área. Esta proposta contou com o apoio da Universidade Federal da Bahia, que considerou importante a implementação do curso no contexto do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA, pois, das quatro escolas de artes (Música, Teatro, Dança e Belas Artes) as duas últimas eram as únicas que ainda não possuíam doutorado. Assim, a UFBA manifestou seu apoio, sobretudo do ponto de vista da infraestrutura, com a construção de um prédio específico na Escola de Belas Artes para funcionamento da Pós-Graduação em Artes Visuais.
Além deste apoio, o PPGAV UFBA foi contemplado com R$ 209.914,17 (duzentos e nove mil, novecentos e quatorze reais e dezessete centavos), do Edital de Infraestrutura (Mestrado e Doutorado) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB, que garantiram a aquisição de todo o mobiliário e de vários equipamentos para as adequadas condições de implantação do Doutorado.
Com a aprovação do Curso de Doutorado em Artes Visuais, o PPGAV UFBA passou a dar continuidade ao desenvolvimento e crescimento da sua produção bibliográfica, artística e técnica, buscando o fortalecimento da pesquisa no Estado da Bahia. A criação do novo curso contribuiu para a expansão das pesquisas desenvolvidas nas regiões Norte e Nordeste, fortalecendo os estudos aprofundados sobre as produções artísticas atuais e contribuições históricas para a formação do legado da cultura material e imaterial brasileira.