Livro e exposição resultantes de disciplina oferecida no PPGAV EBA UFBA

Imagens de um futuro no chão do Teatro Vila Velha

Foyer do Vila abrigará exposição virtual, com abertura dia 17 de julho, às 17h e lançamento do livro que também dá nome à mostra: Futuro fora do tempo: poética, fotografia e incertezas

O histórico foyer do Teatro Vila Velha, no Passeio Público, será transformado a partir do dia 17 de julho, às 17h horas, em um ambiente digital, com QRCodes espalhados por seus piso e paredes. Por meio dos códigos de barras, os visitantes acessarão com seus celulares as imagens fotográficas da exposição Futuro fora do tempo: poética, fotografia e incertezas, que também estarão projetadas no telão do café do Teatro, o Cabaré do Novos. Inteiramente virtual, a mostra é uma iniciativa inédita de um grupo de 13 artistas, que no mesmo dia lançará o livro homônimo, eletrônico e bilíngue (português/inglês), publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e coordenado pelo professor e artista visual Fábio Gatti.

A exposição e o livro são resultados da disciplina ‘Linguagem fotográfica: produção e reflexão’, oferecida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes. Estudantes de mestrado e doutorado, os artistas (ver lista no final do release) produziram imagens fotográficas, cada um a partir de suas pesquisas acadêmicas, mas todos partindo de uma única questão, proposta no primeiro dia de aula pelo professor Gatti: ‘como pensar o futuro fora do tempo?’. Responsável pela disciplina e organização do livro, ele explica que “o curso foi pensado como um laboratório aberto, direcionado previamente apenas por essa indagação. Trata-se de uma disciplina construída em conjunto com todos os estudantes, propondo um campo de experimentação fluído, formativo e, portanto, orgânico.”

Por ser resultado de uma proposta de investigação formativa, oferece múltiplas interpretações. A exposição apresenta variados enfoques da produção de imagens fotográficas desde narrativas abertas, experimentações com a palavra, sobreposições de imagem, macro-fotografia, fotografia de longa exposição, impressão em objetos e imagens alteradas por softwares de edição. Todas essas ações são bastante recorrentes na atualidade e evidenciam o caráter plural do universo fotográfico, existente desde o século  XIX.

A partir do dia 17 o livro estará disponível para acesso e download gratuito por meio do site do Repositório Institucional da Ufba (https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26293) e, na exposição e redes sociais, também pelo escaneamento do código QR (há uma prévia do livro no Repositório, para consulta, até sua substituição pela versão final). Gatti argumenta que o livre acesso à produção realizada durante a disciplina atende à obrigação com a partilha do conhecimento universitário com a comunidade não acadêmica, e que a tradução do livro para o inglês acata o compromisso com a internacionalização; ambas ações previstas nas diretrizes da universidade pública.

Para a exposição, aconselha-se a todos os visitantes estarem munidos de seus celulares com aplicativo de leitura de códigos QR que permitam o acesso às fotografias. No sábado seguinte à abertura, dia 21 de julho, às 17h, haverá um bate-papo com os integrantes do projeto, também no Cabaré dos Novos.

SERVIÇO

O que: Exposição Futuro fora do tempo: poética, fotografia e incertezas e lançamento do livro homônimo

Quando: Abertura da exposição e lançamento do livro dia 17 de julho de 2018, às 17h. Sábado, dia 21 de julho, bate papo com os integrantes do projeto. A exposição permanece no foyer do Teatro até dia 19 de agosto.

Onde: Teatro Vila Velha, no Passeio Público, Campo Grande

Mais informações: