Palestra de Rossila Goussanou

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV UFBA informa que na semana de 4 a 8 de novembro a Universidade Federal da Bahia recebe a pesquisadora franco-beninense Rossila Goussanou, que vem à Salvador para participar de uma semana de seminários, pesquisa e encontros, no espectro do projeto de extensão “Da Bahia ao Benin e vice-versa”, coordenado pela Profa. Dra. Paola Barreto.

A participação da pesquisadora franco-beninense no PPGAV será por meio do seminário "Objetos em excesso e das [im]possibilidades de descolonizar os museus", a acontecer no dia 06/11, às 17h30, no Salão Nobre da Escola de Belas Artes, integrando o componente curricular do PPGAV “Seminários de História da Arte II”.

A vinda da pesquisadora à Bahia conta com o apoio do Institut Français, Nantes Beaux-Arts, PPGAV UFBA, Seminário Arquimemória FAU-UFBA e ProExt UFBA.

Rossila Goussanou é arquiteta, doutora em antropologia e pesquisa a renovação das abordagens sobre locais patrimoniais, como museus e lugares de memória, especialmente a partir de conceitos extra ocidentais. Desde 2016 é professora temporária na Escola Nacional Superior de Arquitetura de Nantes, França, e desenvolve uma prática curatorial voltada para a valorização das culturas africanas, com curadoria de exposições como "Si… Especulação sobre os usos futuros" (Museu Théodore Monod, Dakar, 2024); "Phoenix: Renascendo da escravidão pelo corpo e pela pedra" (MUSARTH, Pointe-à-Pitre, 2023 - La Cale des Créateurs, Nantes, 2022 - CCRI, Ouidah, 2022); "Afrocity, Urbanidades encantadas", na ENSA Nantes (França, 2021); e com o estudo preliminar da exposição "Na Rota das Chefias do Camarões" no Museu do Quai Branly” (França, 2022).

Imagem: