SIPAV 2024 traz palestras com artista, pesquisadora e produtora cultural
Entre 21 e 24 de janeiro, a Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia será sede da apresentação dos trabalhos acadêmicos dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. Como ocorre todo ano, o Seminário Interno de Pesquisa em Artes Visuais (SIPAV), evento organizado pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFBA), objetiva promover a difusão e o diálogo sobre as pesquisas em andamento ou já concluídas no Mestrado e Doutorado, fortalecendo o intercâmbio acadêmico entre estudantes, docentes e a comunidade interessada em artes visuais.
O SIPAV 2024 manterá seu formato anterior com as apresentações dos pesquisadores (modalidades presencial e online) e traz como novidade uma ocupação artística das pesquisas em processos artísticos que ocupará a Escola de Belas Artes. Além disso, a coordenação do evento apresentará no semestre 2025.2 um caderno de resumos com os textos enviados pelos pesquisadores.
O SIPAV 2024 contará com três palestras cujos temas são: processos artísticos contemporâneos, a cidade como território poético e suas relações raciais e os circuitos da arte, com destaque para a Pinacoteca do Beiru. Também teremos estudantes do doutorado do PPGAV relatando suas experiências com o doutorado sanduíche, modalidade que possibilita o estudante migrar para outro país, ampliando sua pesquisa.
Além dessas ações, o SIPAV 2024 oferecerá atividades formativas destinadas a estudantes da graduação em artes e egressos que desejem ingressar em um programa de pós-graduação. As atividades são compostas por duas oficinas, uma de portfólio e outra de laboratório de escrita para projetos.
O SIPAV 2024 emitirá certificado de participação para os pesquisadores que apresentarem seus trabalhos, monitores, participantes das oficinas, artistas que estarão na ocupação e ouvintes. Poderão participar como ouvinte o público externo ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV).
Segue, abaixo, a programação.
Local: Salão Nobre da Escola de Belas Artes.
Dia 21/01 – Abertura
09h às 12h
Processos Artísticos Contemporâneos – o que te move?
Palestra com o multiartista Bené Fonteles
14h às 15h30
Narrativas cartográficas: exercícios investigativos poético-críticos sobre a cidade
Palestra com a Profa. Dra. Gabriela Leandro Pereira – Gaia / PPGAU-UFBA
15h40 às 17h- Mesa 01 (presencial)
17h15 às 18h – Mesa 02 (presencial)
Dia 22/01
09h às 12h – Mesa 03 e Mesa 04 (presencial)
14h30 às 17h30 – Mesa 05 (online)
18h às 20h – Quem quer ir para o exterior? Bate-papo online com os artistas Adriano Machado, Chancko Karann e Matheus de Simone.
Dia 23/01
09h às 10h05 – Mesa 06 (online)
10h25 às 11h30 – Mesa 07 (online)
14h às 18h – Ocupação Irokô – Tempo: proposições artísticas partilhadas na Escola de Belas Artes da Bahia
Dia 24/01
09h às 12h – Oficinas de Portfólio e Laboratório de Escrita de Projetos Acadêmicos com Fabrício Dias e Anace Lima
14h às 15h – Circuitos da Arte – Espaços expositivos: lugar, produção e público com a produtora cultural e co-criadora da Pinacoteca do Beiru, Juliana Freire